Museu do Samba participa de encontro convocado pela prefeitura para debater carnaval e desenvolvimento econômico

O Museu do Samba participou de um importante encontro com representantes da prefeitura e de instituições ligadas ao carnaval e à cultura popular, na última sexta-feira (12). A reunião, que debateu aspectos econômicos da folia e os impactos nos diversos setores da cidade, foi promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro (SMDEIS).

Para a fundadora do Museu do Samba, Nilcemar Nogueira, o encontro foi positivo. “Ficamos muito felizes com o convite. Mostramos a todos que os últimos meses têm sido um período de escuta de todos os atores envolvidos na cadeia produtiva do carnaval: produtores culturais, representantes de blocos tradicionais, trabalhadores da cultura e muitos outros profissionais. Entendemos que a melhor forma de construção de políticas públicas é com essa escuta direta, ouvindo a quem produz. Isso facilita para o poder público identificar potencialidades e valorizar o protagonismo social do setor. É muito positivo ver a prefeitura fazer esse movimento. O encontro também tinha o objetivo de idealizar a construção de um grande banco de dados para identificar quem e quantos são esses trabalhadores da cadeia produtiva. Todos nós entendemos que esse mapeamento precisa ser feito urgentemente.”

A reunião, que foi conduzida por Marcel Balassiano, subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Rio, contou, ainda, com as presenças de Rafaela Bastos, presidente da Fundação João Goulart; Sérgio Firmino, diretor do Instituto Cravo Albin e fundador do Instituto Cultural Candonga; Gracy Mary Moreira, produtora cultural e bisneta de Tia Ciata; Alexis De Vaulx, empresário e produtor; João Gustavo Mello, pesquisador e ex-diretor cultural do Salgueiro; Sandro Capadocia, diretor da LIESB; W Luna, coordenador da Rede Carioca de Rodas de Samba; entre outros.

Legenda da foto: Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu do Samba, e Marcel Balassiano, subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Rio