Com um acervo único, o Museu possui hoje mais de 45 mil itens. Nosso núcleo de educação patrimonial é considerado referência. Realizamos diversas ações que difundem e promovem a valorização do samba, principal referência identitária do povo brasileiro.
O Museu do Samba nasceu como Centro Cultural Cartola, fundado em 2001 pelos netos de Cartola e Dona Zica, lideranças da comunidade onde a instituição está sediada, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.
Desde 2007, é responsável pela salvaguarda das Matrizes do Samba do Rio de Janeiro registradas como patrimônio imaterial pelo IPHAN.
Reconhecido como Centro de Referência de Documentação e Pesquisa do samba, o local busca promover a valorização e difusão do samba, o desenvolvimento humano e social de indivíduos em vulnerabilidade social por meio de atividades culturais, pesquisa, exposições, oficinas, cursos, educação patrimonial e geração de acervo.
Atua em prol do reconhecimento da contribuição da população negra na construção do patrimônio brasileiro buscando o fortalecimento dos sujeitos
Situa-se aos pés da Favela da Mangueira, lugar que apesar de se constituir em uma referência mundial por ser um dos berços do samba, carece de políticas públicas de estado principalmente para crianças e jovens – o programa de arte e educação da Instituição é reconhecido e premiado.
O Museu do samba é um quilombo de resistência na manutenção de nossa principal identidade cultural.
Temos hoje mais de 150 depoimentos gravados de sambistas tradicionais, de todas as escolas de samba, que contam suas trajetórias e descrevem seus saberes.
O Museu também organiza eventos com escolas do ensino fundamental e médio que contam e recontam a história do negro no Brasil e a história da escola de samba como lugar de afirmação social. Possui uma agenda de luta contra a invisibilidade da população negra e contra o racismo. O Museu do Samba é, também, um espaço de congraçamento, reunião e troca de conhecimento.
missão
Contribuir para o reconhecimento do que é ser brasileiro através da difusão, promoção e multiplicação do legado da história do samba e empoderamento de seus agentes e comunidades, valorizando a ancestralidade africana.
Visão
Ser referência mundial da memória do samba e serviço museal de relevância e impacto social.
Valores
Empoderamento da comunidade através do indivíduo.
Responsabilidade Social para fazer mais e melhor.
Empatia para conduzir narrativas e discussões.
Inclusão de todas as comunidades, tribos, idades e gêneros.
Ética e Transparência em todos os momentos e ações.
estatuto DO MUSEU
Confira e baixe o Estatuto do Museu do Samba na íntegra.
PLANO DE COMUNICAÇÃO
Confira e baixe o Plano de Comunicação do Museu na íntegra.
RELATÓRIO DE GESTÃO (2023)
Confira e baixe o Relatório de Gestão do Museu na íntegra.
PLANO DE TRABALHO
Confira e baixe o Plano de Trabalho do Museu na íntegra.
BALANÇO DO MUSEU
Confira e baixe o documento do Museu do Samba na íntegra.
COMO ATUAMOS
Educação Patrimonial
Visitas mediadas em educação patrimonial, com base no modelo de educação experiencial, mediada pela figura de um facilitador/educador.
AÇÕES GRIÔS
Ações educacionais de salvaguarda com mestres do samba, estimulando a atuação de mestres e mestras de culturas populares nas práticas educacionais incluindo reforço escolar
DEBATES
Seminários, conferências, encontros e discussões para intercâmbio e difusão de conhecimentos acadêmicos, científicos e saberes tradicionais.
CAPACITAÇÃO
Cursos, oficinas, workshops e formação continuada voltados para diferentes públicos, especialmente agentes culturais, professores de ensino básico e crianças/jovens moradores em áreas de alto índice de vulnerabilidade social.
Faz parte dessa área o projeto Samba Educa, pré-vestibular social voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social
Banco de dados
Preservação e acesso público a acervo do Centro de Referência de Documentação e Pesquisa do Samba Carioca.
Memória das Matrizes do Samba do Rio de Janeiro
O Museu do Samba desenvolve exposições dentro e fora da instituição.
Eventos artístico-culturais
Realização de atividades de artes integradas.
Publicações
Desenvolvimento de livros e periódicos (digitais e impressos).
Pesquisa
As atividades do Núcleo de Pesquisa são voltadas a documentação, preservação, conservação, acesso e difusão do acervo do Centro de Referência de Documentação e Pesquisa do Samba Carioca.
O TIME DO MUSEU
Nilcemar Nogueira
Coordenadora de Projetos Especiais
DJALMA JUNIOR
Diretor Executivo
SELMA ROCHA
Conselheiro Deliberativo
NILCE FRAN
Conselheiro Deliberativo
cátia medeiros
Conselheiro Deliberativo
CARLOS FERRÃO
Conselheiro Deliberativo
JULIANO DUMANI
Conselheiro Deliberativo
José pinto monteiro
Conselheiro Fiscal
LUCY PINTO RIBEIRO
Conselheiro Fiscal
célio oliveira
Conselheiro Fiscal